30 de mai. de 2009

COLEÇÃO - FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO
























A partir de 2007, o ensino de Filosofia será obrigatório no Ensino Médio. A formação continuada de educadores será fundamental para se enfrentar esse desafio.
Ao tornar obrigatória a inclusão da Filosofia no currículo do Ensino Médio, o MEC reconhece uma necessidade que era praticamente unânime entre os educadores. No entanto, juntamente com os enormes benefícios que essa medida trará aos estudantes, há também muitas dúvidas entre os educadores em torno dos fundamentos, da forma e do conteúdo a serem trabalhados. Essas e outras questões são agora tratadas nessa coleção com alguns dos maiores especialistas no ensino de Filosofia do país: Silvio Gallo (UNICAMP), Celso Favaretto (USP), Renata Lima Aspis (UNICAMP), Walter Kohan (UERJ) e Simone Gallina (UNICAMP).

PROGRAMA 1 - EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA - Levantando algumas hipóteses do que poderia ser o ensino de filosofia para jovens, este primeiro programa leva o expectador a acompanhar uma reflexão no que poderíamos chamar de filosofia do ensino de filosofia.- Para que ensinar Filosofia?- Expectativas sobre o ensino de Filosofia- Teor filosófico e criticidade- A experiência do pensar- O ensino de Filosofia como experiência filosófica- O ensino de história da Filosofia.

PROGRAMA 2: ELEMENTOS DIDÁTICOS PARA A EXPERIÊNCIA FILOSÓFICAEste programa apresenta de forma clara e detalhada uma das principais diretrizes de um possível ensino de filosofia para jovens no Ensino Médio brasileiro hoje, segundo a concepção dos autores.- Objetivos- Sensibilização- Problematização- O universo de interesse dos alunos- Investigação filosófica- Argumentação e conceituação filosóficas.

PROGRAMA 3: A HISTÓRIA DA FILOSOFIA E OS TEXTOS NA EXPERIÊNCIA FILOSÓFICAEste programa explica as operações de pensamento necessárias ao fazer filosófico, e ainda traz reflexões a respeito da utilização do texto filosófico em sala de aula e da avaliação no ensino de filosofia.- Operações no ensino de Filosofia:- Detectar os pressupostos- Reconstruir argumentos- Confrontar teses filosóficas- Emitir juízos- Os textos na experiência filosófica- Avaliação na experiência filosófica- Depoimentos de alunos.

PROGRAMA 4: PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS NA AULA DE FILOSOFIAEm forma de conversa, os autores debatem possíveis práticas de sala de aula, dando exemplos e contando um pouco de suas experiências.- Plano de ensino na aula de Filosofia- Filosofia e o exercício do pensamento organizado- Propostas de práticas.

AUTORES

Sílvio Gallo - Licenciado em filosofia pela PUC-Campinas, mestre e doutor em filosofia da educação pela UNICAMP. Atualmente é professor na Faculdade de Educação da Unicamp, dedicando-se a atividades de pesquisa e ensino em graduação e pós-graduação. Autor de diversos artigos e livros sobre filosofia da educação e ensino de filosofia.

Celso F. Favaretto - Licenciado em Filosofia. Mestre e Doutor em Filosofia pela FFLCH da USP. Livre-docente pela Faculdade de Educação da USP. Professor no Curso de Licenciatura de Filosofia e no Programa de pós-graduação da FEUSP, credenciado no programa de pós-graduação em filosofia da FFLCH.

Renata Lima Aspis - Formada em filosofia, mestre pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, membro do grupo de estudos Transversal do DIS - Grupo de Estudos e Pesquisa Diferenças e Subjetividades em Educação - UNICAMP, professora de Filosofia na rede particular de ensino em São Paulo.